Conheça Jurerê, o bairro mais famoso de Florianópolis

Jurerê, em Florianópolis, é um dos bairros mais famosos no país. Contando com uma vasta opção de praias, bares, restaurantes, o local oferece uma das melhores estruturas — se não a melhor — para quem mora na ilha. 

E não é para menos, dada sua história. Na década de 1950, um pequeno grupo de empresários catarinenses viu um grande potencial na região, até então conhecida como Praia do Forte, iniciando um processo de loteamento e desenvolvimento da área.

Famosa por suas belezas naturais e pelas atrações da cidade, hoje, Jurerê atrai não só turistas como novos moradores para desfrutar da qualidade de vida que o bairro proporciona. Para isso, separamos o bairro em três partes: Forte de Jurerê, Jurerê Tradicional e Jurerê Internacional.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Também conhecido como Fortaleza de São José da Ponta Grossa, o Forte de Jurerê foi construído em 1740 como parte do sistema de defesa da Baía Norte ao Sul do país. É considerada a parte histórica da cidade, fazendo divisa com as praias que compõem a beira-mar do bairro. 

É possível conhecer as construções e casas da região, além de desfrutar de restaurantes e bares bairro adentro, com comidas típicas e algumas opções de bares na praia. 

Jurerê Tradicional

A praia de Jurerê Tradicional é conhecida pela sua conservação histórica, além de muita cultura local. Ela fica na parte do bairro idealizada no início da década de 1970 e é famosa por suas alamedas projetadas pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. 

É uma praia bastante visitada, com águas tranquilas e mornas. A região concentra muitas casas de veraneio, o que atrai muitos turistas que buscam aluguel de temporada. Por possuir moradores mais antigos, é um local ideal para quem procura relaxar com a família.

Possui uma ótima infraestrutura urbana, já estabelecida, com ruas largas e pavimentadas, escolas, centro de saúde, centro comunitário e igrejas, além de uma grande área residencial que mistura casas com edifícios de arquitetura e alto padrão de residências. 

O comércio é bastante variado e concentra-se principalmente nas principais ruas do bairro, a Alameda Caesar Birth e a rua tradicional Jurerê, onde é possível encontrar tudo que você precisa. 

Jurerê Internacional

Já Jurerê Internacional fica na parte mais nova do bairro, idealizada por um grupo empresarial do Rio Grande do Sul. O bairro planejado possui uma boa estrutura para receber os turistas, com estacionamentos, restaurantes, lojas, hotéis e uma extensa faixa de areia. Ideal para quem procurar condomínios luxuosos para morar.

O local ainda é famoso por atrair celebridades que buscam, principalmente, as badaladas casas da região. Para quem curte um programa mais light, a cartela de opções de entretenimento é vasta, incluindo alguns dos restaurantes mais finos da cidade.  

É aqui que você encontrará os famosos Beach Clubs e outros estabelecimentos sofisticados que fazem de Jurerê Internacional a Miami brasileira. Há também o Open Shopping, cujo calçadão oferece uma extensa variedade de restaurantes e bares, além de estabelecimentos comerciais para atender todas as necessidades dos moradores e turistas. 

Jurerê é um dos bairros mais procurados tanto para turistas quanto para aqueles que buscam mais qualidade de vida. Se tornou um dos pontos mais atraentes também para investir naquela tão sonhada casa ou apartamento de praia, para passar as férias e descansar das rotinas cansativas de trabalho. O Città Jurerê fica em meio a toda essa estrutura e paraísos naturais. Quer conhecer mais sobre o empreendimento? Clique aqui e fique por dentro!

Foto: Tiago Vidal Dutra