Queda de juros torna os investimentos em imóveis mais atrativos

As taxas de juros exorbitantes que eram tradicionais nos bancos brasileiros parecem ter ficado no passado. Com uma progressiva queda de juros realizada pelo Banco Central, a taxa Selic bate novamente um recorde e chega ao novo menor patamar da história.

E se você pensa que essa taxa é importante apenas para os bancos, não se deixe enganar. A queda de juros já se refletiu em condições de financiamentos mais atrativas para quem está comprando um imóvel. 

Você está pensando em investir em imóveis mas não tem certeza se esse é o momento certo? Confira por que a queda de juros deve ser aproveitada!

A trajetória dos juros no Brasil

O valor da taxa básica de juros para janeiro de 2020 é de 4,5 % ano ano — o mais baixo de todos os tempos. Em outubro de 2016, a Selic estava em 14,25% ao ano. Com 12 cortes seguidos, a taxa chegou a 6,5% ano ano em maio de 2018.

Esse patamar foi mantido pelo Banco Central por mais de um ano. Em julho de 2019, iniciou-se um novo ciclo de queda de juros. Já foram 4 cortes seguidos e a expectativa é que a taxa ainda caia um pouco mais, mas que suba novamente e feche o ano nos mesmos 4,5%.

Por que a queda de juros é boa para o mercado de imóveis

Como a taxa básica de juros é a base diversas operações e financiamentos bancários, ela influencia diretamente o preço dos empréstimos e financiamentos no país. Acompanhando a queda da taxa Selic, a maioria dos bancos também fez cortes significativos nos seus juros para financiamento de imóveis.

Em 2016 era comum encontrar financiamentos imobiliários com juros na casa dos 12%. Atualmente, já é possível financiar um apartamento ou casa por juros abaixo de 7%. Para quem quer comprar um imóvel para morar ou para investir, esse parece ser o momento certo. 

A hora certa de fazer investimentos em imóveis

Outras formas de investimento, como títulos de renda fixa que têm seus rendimentos atrelados à Selic ou ao IPCA (índice que mede a inflação) deixam de ser tão vantajosos no cenário atual de taxas de juros baixas e inflação controlada. Para quem prefere investir em imóveis, porém, o momento é ideal.

Com financiamento mais barato e a economia voltando a crescer, a tendência é que a venda de empreendimentos cresça e, como consequência, que os preços dos imóveis subam. Portanto, quem aproveitar a queda de juros para fazer investimento em imóveis agora pode colher bons frutos.

Os números do mercado já confirmam essa tendência: no terceiro trimestre de 2019, o lançamento de imóveis cresceu 23% no país. As vendas também não ficaram para trás — houve um aumento de 15% em relação a 2018.Portanto, a queda de juros já está impactando positivamente no mercado da construção e indica que agora é um bom momento para quem quer investir em imóveis. Se você também quer aproveitar o bom momento e fazer um excelente investimento, não perca esta chance: conheça o Città Jurerê agora mesmo!